
O risco não está no consumo baixo ou moderado mas sim no consumo excessivo de açúcar devido a associação à várias condições que podem comprometer a visão, como:
Retinopatia diabética
A retinopatia diabética é uma das principais consequências da diabetes, doença crônica que surge devido a níveis elevados de glicose no sangue. O excesso de açúcar faz com que os vasos sanguíneos da retina sejam danificados, essa é uma doença grave que quando não é tratada pode levar à cegueira.
Catarata
O consumo elevado de açúcar também está associado ao aumento do risco de catarata, doença ocular caracterizada pela opacificação gradual do cristalino, nome dado à lente natural do olho. Dietas com alta carga glicêmica podem alterar as proteínas do cristalino, o que favorece o seu escurecimento e prejudica a visão.
Glaucoma
O açúcar em excesso pode contribuir para o aumento da pressão intraocular, fator de risco significativo para o glaucoma, uma condição que afeta o nervo óptico e pode levar à perda progressiva da visão se não tratada.
Visão turva ou embaçada
Outro efeito negativo da diabetes para a saúde ocular são as flutuações temporárias na visão devido à alteração do formato do cristalino e das lentes oculares, o que resulta em visão turva ou embaçada. Ainda que sejam reversíveis, esses sintomas mostram o impacto do consumo elevado de açúcar para os olhos.